04/04/2013

Cães de Resgate no Rio de Janeiro

O post de hoje é sobre o trabalho magnífico realizado pelo cão e seu condutor no resgate de pessoas. 
Tivemos a honra de ter a participação aqui no blog do Bombeiro Civil e Adestrador, Marcelo Coruso. Ele respondeu algumas perguntas para que todos conheçam um pouco desse seu trabalho. Vejam só: 


1) Qual a importância dos cães de resgate no Brasil?
Marcelo: Os cães de resgate ainda estão engatinhando no Brasil, poucos estados possuem cães treinados para busca e resgate, mas estados como SP, MG, SC e RJ dispõe de "binômios" prontos. Binômios são como são chamados a dupla cão e condutor.

2) Quais as características básicas para se tornar um cão de resgate?
Marcelo: São muitas, dentre elas a não agressividade, a vontade de brincar e atenção ao condutor.
 
3) Quantos cães vocês tem atualmente e qual é a melhor raça para se treinar?
Marcelo: Como trabalhamos com doações de cães e de verbas, dispomos somente de dois cães treinados. Não existe melhor raça, existe o indivíduo que tem as características para o trabalho.
 
4) Até que idade ele pode trabalhar e depois de aposentado o que acontece com o animal?
Marcelo: Nossos cães trabalham até 10 anos, após isso vivem uma vida de aposentados, sombra, água fresca e ração na hora certa.
 
5) Você tem um número de pessoas que já foram resgatadas por esses cães?
Marcelo: Não tenho com identificar quantos foram resgatados, mas nas chuvas na cidade de Petrópolis em 2011, um de nossos binômios detectou 11 pessoas soterradas.
 
6) Conte para nós um resgate que ficou marcado em sua vida.
Marcelo: Em 2011 chegando para atuar nas buscas em Petrópolis, fomos abordados por um homem perguntando se o cão era um herói. Respondi que ele era mais um para ajudar, então o senhor se abaixou e disse: "Vá lá em cima e resgate minha esposa e meu filho que ficaram lá". Vinte dias depois fomos reponsáveis por localizar o filho desse homem.

caes de resgate
Bom pessoal, vocês viram como é lindo esse trabalho. Parabéns a todos os bombeiros do Brasil, em especial ao Sr. Marcelo Coruso. 

Contato:
Marcelo Coruso
Bombeiro Civil / Adestrador
Especialista em cães de trabalho
www.caesderesgate.com.br
21-9826-2214

Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário